Placa Mãe
Placas Mãe – A placa mãe é a principal parte do computador que é responsável por conectar interliga todos os outros componentes do computador.
Soquete - Lugar onde o processador é encaixado, existe vários tamanhos tais como:
-Soquete 3 - Foi feito para placas 486 , sendo assim suporta 486 e também AMD 5x86, Cyrix 5x86 e Pentium Overdrive que os soquetes 1 e 2 não suportavam.
-Soquete 4 e 5 - Foi basicamente usado para processadores Pentium 1. Esses soquetes ficaram pouco tempo no mercado e o 7 logo o substituiu.
-Soquete 7 - Foi um dos soquetes com mais tempo de mercado, funcionando com os processadores: MMX, K5, K6, Pentium e o 6x86 da Cyrix. Houve atualizações posteriores com suporte à 100 MHz, que foram usados ao longo da era K6-2, servindo como uma opção de baixo custo às placas slot 1 e ao Pentium II.
-Soquete 8 - Foi usado pelo Pentium Pro , esse soquete muda pouca coisa em relação ao Slot 1, como a forma retangular dele .
-Slot 1 - Foi usado pelo Pentium I e primeiras versões do Pentium III. Ele marcou o fim da compatibilidade de placas entre processadores da Intel e da AMD.
-Slot A - Assim como no caso do Pentium II, elas usavam o formato de cartucho, com chips externos de memória cache. Houve pouco tempo no mercado,sendo substituído pelo soquete A.
-Soquete 370 - Foi basicamente um “mini” Slot 1 desenvolvido para processadores com cache L2 integrado. Pouco tempo de mercado pelo fato do lançamento do Pentium 4.” Como a sinalização é a mesma, existiram adaptadores que permitiam o uso de processadores soquete 370 em placas slot 1 antigas, mas nesse caso a compatibilidade dependia também do suporte por parte do BIOS e dos reguladores de tensão da placa. Outra observação é que a primeira geração de placas soquete 370 (destinadas ao Celeron Mendocino) não suportavam os processadores da família Pentium III devido a limitações nas tensões suportadas.”
-Soquete A - Com o lançamento do processador com cache L2 integrada, a AMD desenvolveu uma versão miniaturizada do Slot A dando origem ao soquete A. Ele foi usado por todas as versões do Athlon e do Duron, indo do Thunderbird ao Athlon XP e Sempron (de 32 bits). Foi substituído apenas com o lançamento do Athlon 64.
-Soquete 478 - Foi usado pelos Pentium 4 e pelos modelos iniciais do Celeron D, que foram bastante populares devido ao baixo custo.
-Soquete 754 - Este foi o encaixe usado pelas versões single-channel do Athlon 64 e do Sempron, que conviveram com as placas soquete 939, destinadas ao Athlon FX. A grande diferença entre as duas plataformas era que o soquete 939 oferecia suporte a dual-channel, o que resultava em um ganho de desempenho perceptível. Por outro lado, tanto as placas soquete 939 quanto os Athlon 64 FX eram mais caros, o que manteve o soquete 754 como a opção mais popular.
-Soquete AM2 - O que foi mudado nesse soquete, em especial pelo fato da pinagem dos módulos serem diferentes foi a transição para as memórias DDR2. O suporte a DDR2 e dual-channel proporcionou a substituição dos soquetes 754 e 939.
-Soquete AM2+ - Foi apenas uma atualização do AM2 só que com suporte ao HyperTransport 3.0 e permissão do uso de tensões separadas para os cores e o controlador de memória.
-Soquete AM3 - Foi criado pela necessidade de compatibilidade com as memórias DDR3, mais popular após o lançamento do Core i7. A pinagem desse soquete foi similar ao do AM2+ que permitiu à AMD adicionar um sistema de compatibilidade única nos Phenom II e Athlon II em versão AM3. Podem ser usadas memórias DDR2 e DDR3 tanto na AM3 quanto em placas AM2+ capazes de fornecer as tensões adequadas.
-Soquete LGA-775 - Foi marcado pela mudança para o padrão LGA, onde a pinagem foi movida do processador para o soquete, encurtando o caminho das trilhas e possibilitando o uso de frequências mais altas.
-Soquete LGA-1366 - Marcou pelo movimento da intel para controladores de memórias integrados, é usado pelo processador Core i7 e contém suporte triple-channel.
-Soquete LGA-1156 - Diferenciado dos demais pelo controlador PCI-express e o uso de controlador de memória dual-channel do do Core i7.
Ponte Norte - É o Chipset norte, localizado do lado do soquete para auxiliar o
processador.
Ponte Sul - É o chipset sul, localizado na parte de baixo da placa mãe, auxilia os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA)
BIOS - (Basic Integrated Operating System) é um programa pré-gravado no firmware do computador (memória permanente) que é inicializado quando o computador é ligado.É
a BIOS que controla o suporte básico de acesso ao hardware.
Slots de Memória - Servem conectar as memórias, como por exemplo , a memória RAM.
Conector de Alimentação - Serve para levar energia até a placa mãe.
Slots SATA - Serve para conectar Drives de disco rigido e , drive óptico por exemplo.
Slots PCI - Servem para anexar placas auxiliares tais como de rede, de video, de som...
Slot IDE - Os slots IDE são responsáveis pela conexão de HDs e drives de CD/DVD à placa mãe
Conectores traseiros - Serve para conectar os periféricos tais como, mouse,impressora,teclado,caixinha de som...
Bateria -Tem a função de manter as informações da Flash-ROM armazenadas enquanto o computador está desligado.